segunda-feira, maio 23, 2005

Dance of Days - uma banda cult

E aí, tem banda punk-rock-hardcore mais pretensiosamente cult que a Dance of Days? Antes, essa coisa de punk-rock-hardcore é tão Alto José do Pinho, Devotos ex-ódio, né?

Refazendo...

MC: Existe banda de emocore-punk-hardcore mais pretensiosamente cult que a Dance of Days?

Adalgísio: Peraí Caps...preciso fazer uma análise, colher um material da banda...e tal e tal.

Então aí vai uma breve análise com dez tópicos com títulos de músicas do Dance of Days.

Tomaí Adalgísio!

1 - Buck e o eterno retorno: Buck Rogers eu não sei quem é – parece nome de personagem de história em quadrinhos futurista. Mas o carinha do eterno retorno nós sabemos quem é. Nietzsche, o homem do s, do z e do ch. E a idéia do eterno retorno é aquela teoriazinha que abre o romance de tese de Milão, o Kundera: a insustentável leveza do ser. Ou não ser.

2 – Caulfield : O título de livro mais bonito da literatura americana: O apanhador no campo de centeio. O personagem mais adolescente da literatura americana: Holden Caulfield

3 – Um Canto Para Caronte (Ou De Como Mantícora Aprendeu a voar), Ícaro Sobre Chamas e O Rastro De Teseu: Mitologia, né Adal?

4 – Bad Seed: Precisa nem pensar né Adal? Óbvia e clara referência à banda que segue Nick Cave. E, vamos combinar, ninguém do ramo musical é mais cult que Nick Cave. Basta lembrar que ele tá em Asas do desejo. Mas tem Lou Reed, né? Páreo duro.

5 – O Funeral do Coelho Branco: Não parece uma referência ao livro infantil Alice no país das maravilhas? Pois é, ultimamente este livrinho entrou em voga no mundo dos sem cola. Aquele negócio de “viagem”, LSD, essas coisas. Agora a história de Lewis Carroll é um livro “infantil”. Sacou?

6 - Nietzsche is Dead: Além de mencionar o supracitado filósofo, o título carrega uma outra forte referência pop-cultura-musical-inútil. E sim, Nitchy é pop. Pessimismo e egotrip é pop. E ser anticristo também. Mas, voltando...Quando se pensa em “...is dead”, o que vem à cabeça? Vampiros! Isto! “Bela Lugosi is dead...undead, undead...the virginal brides...”. Ah, que saudades dos vibrantes rapazes do Bauhaus!

7- Nos Olhos Da Gernica : Famoso mural de Pablo Picasso sobre os horrores do ataque aéreo franco-nazista na pequena cidade espanhola, em 1937.

8 – Plague: “A peste”, um dos três mais importantes livros do argelino Albert Camus, ao lado de “A queda” e “O estrangeiro”. Recomendo. Ps: peste, praga...qual a diferença?!

9 - Apertem Os Cintos:...o piloto sumiu! Quer referência mais cult-cool que essa?:P

10 – Dorian: Livro mais famoso de Oscar Wilde com o personagem mais lindo, Dorian Gray. Fiu-fiu!

MC: E aí, Adal, é cult ou não é?

Adalgísio: tem umas forçadas né...

MC: Mas o conjunto é cult demais...admita!

Adalgísio: Tá valendo!

MC: E aí, me paga uma coca-cola, legal?

Adalgísio: Tá novo!

Sem comentários: