domingo, junho 22, 2003

Um dia, um post

E Edson finalmente fez o seu blog.O nome é lindo.O blog é ótimo.

Einmal ist Keinmal

........
Kundera, Kundera...Você é um dos meus assuntos favoritos.Adoro conversar sobre Kundera, não sobre ele, mas sobre os livros dele.Aliás, não sei absolutamente nada sobre a vida dele.

Sabe, eu realmente gosto de Kundera.Gosto mesmo.
Ele tinha tudo pra ser um escritor excelente, do tipo de Dostoiévski.Tinha potencial.Mas ele não foi.Mas ele tinha tudo, tudo pra ser.Escrevia bem, tinha boas idéias, sabia transformar suas teses em romances bem amarrados, não tinha compaixão de seus personagens, escrevia bons diálogos, entretia, informava e, o essencial a um bom escritor, emocionava.

E porquê é que Kundera é um ótimo escritor mas não é um gênio da literatura, o que ele tinha tudo, ou melhor, quase tudo pra ser?

Agora lembrei daquele famoso poema de Sá Carneiro, "Quase".

Mas talvez ele repetisse as idéias demais.Ficava prolixo.E sua indecisão?Meu deus...quanta indecisão, Kunderinha!!!!Meu bem, ou crise existencial humana ou a situação política tcheca...os dois, assim dispersos, não dá.Se você pelo menos conseguisse juntar as duas coisas de uma forma melhor...seria genial.Seria grande.Mas não né...Ficou incompleta uma parte, ficou incompleta outra.!Pegue-se como exemplo, Ana Karenina, do mestre da prosa, nosso querido Tólstoi.Pronto.Ali sim, ele fala de 'coisas íntimas' e 'coisas políticas', e ninguém se cansa com isso, é tudo bem construído.Tólstoi era genial.Você, um ótimo escritor.

Mas você, é necessário que se diga, teve um lapso de gênio.

A Insustentável leveza do ser é uma pérola.Nele, e só nele, você realmente acertou o ponto.Apesar de ser aborrecida uma ou outra parte, principalmente as que você fala sobre política, o que me leva a crer que você seria genial se tivesse se focado mais nos 'dramas existenciais', esse livro é sua obra prima.Um clássico da prosa moderna!!

Desde as construções das 'teses', passando pela construção dos personagens e os diálogos, tudo está ótimo.Tudo é tocante, sincero, inteligente e original.

Mas aí perdesse a receita né?Ou melhor, a repetiu sem acertar no ponto..."Amor físico", auto-afirmação-masculina, inseguranças femininas, e, o fio condutor de toda a sua obra e o que a torna de certa forma única e de especial interesse, as falhas da comunicação humana.Sim.É isso que sua obra tem de (quase) genial.

Mas você é um ótimo escritor, um dos melhores do século 20.

Te amo,
Bejos!



Sem comentários: