segunda-feira, dezembro 06, 2004

1098724

Às vezes é muito difícil dar uma resposta objetiva. O conceito mais objetivo de objetividade se resume a duas respostas: sim e não. Porém, no amplo espaço entre essas duas palavras pequenas existem 1098724 respostas não-objetivas, semi-objetivas, levemente-objetivas, quase-objetivas e mais-ou-menos-objetivas, para não falar das isso-é-semi-objetivo?, isso-é-levemente-objetivo...etc e tal. Porém, não há dúvidas, o número 1098724 é objetivo. Realmente há 1098724 nuances de objetividade.

Esse número foi calculado em 1757 pelo astrônomo, físico e matéma´tico suiço Lambert, o mesmo que provou que pi era um número irracional e estudou e classificou 19 categorias de signos. Pois bem. Com um currículo desses, não como duvidar da objetividade de Lambert ao conseguir este número.

O engraçado é que ele jamais demonstrou como chegou a esse resultado. É clássica a frase em que ele anunciou sua façanha objetiva: " A objetividade, como a humanida conhece, possui 1098724 níveis entre um sim e um não."

Se Lambert falou, eu acredito. E você?

Na história da humanidade sempre encontramos geniozinhos que atacavam em diversas áreas do conhecimento, obtendo sempre êxito. Pierce, o pai da semiótica, também foi um grande astrônomo.Lambert, já falei. Da Vinci, nem se fala. Santos Dumont, do avião sem motor ao relógio de pulso, que, ainda por cima, já nasceu como griffe francesa. Thomas Edison, inventou 1001 coisas. E assim vai...Acho que Descartes também era geniozinho.

Sem comentários: